Seguidores

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Organização da Catequese Paroquial e o que pode ser trabalhado

"A catequese deve ser uma educação permanente da FÉ.Envolvendo desde quem está mamando ao caducando!"

Conforme foi pedido segue aqui como organizar a catequese na paróquia ou comunidade,este modelo é o que seguimos aqui na nossa paróquia.

PRÉ - CATEQUESE

- AMIGUINHOS DE JESUS: Deve ter a duração de 1 a 1 ano e meio.E as Crianças devem ter de 7 a 8 anos.O objetivo dessa etapa é preparar as crianças para a catequese propriamente dita.

CATEQUESE INFANTO JUVENIL

- PRÉ - EUCARISTIA: Deve ter a duração de 1 ou até 2 anos.E as crianças devem ter de 8 a 9 anos,em alguns casos crianças de até 12 anos que nunca participaram da catequese devem participar dessa etapa pois ela vem tratar do antigo testamento ,de toda a história da salvação.
- PREPARAÇÃO PARA PRIMEIRA EUCARISTIA ou INICIAÇÃO A VIDA EUCARÍSTICA: Duração de 2 anos ou não.Idade de 9 a 13 anos ,desde que tenham feito a PRÉ - EUCARISTIA.Essa etapa se trata do Novo testamento e da vida da Igreja.

CATEQUESE COM ADOLESCENTES

-PERSEVERANÇA: Perseverança na Catequese após a primeira Eucaristia,essa etapa tratará dos problemas que serão enfrentados pelos adolescentes,além de tratar de temas atuais.

DICAS PARA ORGANIZAR A PRÉ - CATEQUESE E A CATEQUESE INFANTO JUVENIL

*Assim como toda a catequese;na possibilidade a catequese deve ser feita em grupos menores,sendo assim os catequizandos terão um atendimento personalizado.(obs:infelizmente o numero pequeno de catequistas não nos proporciona isso,rezem pelos catequistas!)
*As turmas poderão seguir a pedagogia de Jesus,com o número de 12 Catequizandos.
*Os conteúdos devem ser diversificados de acordo com cada etapa.
*Firmas parcerias com diversos organismos, pastorais,movimentos e outros.
*A catequese com adolescentes deve ter uma atenção especial.Há um buraco nas Paróquias,então isso deve ser bem fomentado.
*O relacionamento dos catequistas com os adolescentes devem ser educativos.
*Podem ser trabalhados temas da atualidade com os adolescentes:(sexo,afetividade,liturgia viva,internet,vocação,aborto,moda,politica,consumismo e outros.
*Trabalhar o lúdico(colagem,pintura) explorando o máximo da criatividade dos catequizandos.

"Isso que vomos e ouvimos,nós vos anunciamos,para que estejais em comunhão conosco"( I Jo 1,3a).


sábado, 26 de fevereiro de 2011

Selinho Especial para gente Especial




Oi Amigos!
Hoje estou dedicando o 1º selinho de Meu blog para pessoas hiper especiais.O motivoé um só,o seu blog auxilia Jesus na evangelização e você(s) não dispensa(m) as Crianças pois assim como elas queremos também viver um dia no Reino de Deus!PARABÉNS PELO BLOG!!!!!
Este selinho vai para os blogs:

Sou catequista de Iniciação cristã:http://imaculadacintra.blogspot.com/


sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Sugestões para catequese

CF – Campanha da Fraternidade 2011

Orientações Gentilmente cedidas pelo site:http://www.catequistabrunovelasco.com/

Olá Amigos(as) Catequistas!!!

Diferente do ano passado, neste ano a base para a realização destes encontros será a preparação da equipe de catequistas, para dar exemplos de sustentabilidade.

Aqui estão algumas sugestões de como prepará-los:

- Faça uma reunião com a equipe de catequistas para formação sobre o tema da CF, e as atividades dos encontros;

- Como a CF deste ano fala um pouco sobre sustentabilidade, nada mais correto que a equipe de catequistas junte jornais e revistas para obter os recortes , que serão pedidos em alguns encontros;

- Os recortes podem ser reutilizados por turmas diferentes;

- O principio da reutilização vale também para os impressos que serão utilizados em todos os encontros (Oração e Hino da CF), pode se passar de uma turma para outra;

- Algumas atividades como as das páginas 29 e 32 pode-se, elaborar cartazes grandes com os desenhos, para fixar nas salas dos encontros e pedir aos catequizandos escrevam as conclusões nos cadernos ou em folhas a parte;

- Organizar campanhas junto aos catequizandos de coleta seletiva de lixo, (pode-se até confeccionar os latões de lixo reciclável), outra sugestão é a incentivar as pessoas a economizarem copos descartáveis nas Igrejas; também existem ONGs que recolhem óleo de cozinha usado , para reciclagem.

- Elaborar cartões com sugestões / atividades para construção de um mundo melhor ( nas páginas 12; 21; 38-42 do livrinho), para se entregar nas missas e nos grupos de novena.

- Catequistas de adultos utilizem os livrinho de novena ou círculos bíblicos, uma boa idéia é vivenciar a via-sacra durante a quaresma com seus catequizandos

- E lembre-se a Campanha não acaba com o fim da Quaresma, ela deve ser seguida por toda a nossa vida.

Bom essas são apenas algumas sugestões.Espero que lhes sejam úteis!

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Desenhos para Colorir











Oi Pessoal,sou acadêmico de artes visuais,e com todo esse aprendizado percebi que dá para utilizar artes nos encontros catequéticos tornando-os mais ricos,sobretudo quando é trabalhado com os catequizandos dos Amiguinhos de Jesus(Pré-catequese) e a Pré-Eucaristia(catequese propriamente dita).Esses desenhos encontrei na internet,espero que lhes sejam úteis.Caso precisem de desenho para primeira eucaristia só me contactar que eu lhes ajudo!Abraços e até o próximo post.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Liturgia do Dia & Comentário

  • 7º DOMINGO Tempo Comum
  • cor verde

1ª Leitura - Lv 19,1-2.17-18
Salmo - Sl 102,1-2.3-4.8.10.12-13 (R.1a.8a)
2ª Leitura - 1Cor 3,16-23
Evangelho - Mt 5,38-48

Reflexão

Amai os vossos inimigos.

Este texto, tirado do Discurso da Montanha, está estruturado sobre os grandes temas do amor e do perdão seguindo dois movimentos. O primeiro movimento é dedicado ao perdão e é montado ao redor da norma ética, também nobre, da lei do talhão (vv.. 38-42). Acostumando erradamente a considerá-la simplesmente como «lei da vingança», na realidade ela é a base do direito antigo e moderno e se apóia sobre a justiça e a reintegração proporcional ao direito lesado (Ex 21, 23-25). Jesus, porém, radicaliza o discurso apresentando um modelo de amor total que deve sustentar a vida pessoal e social do cristão e da Igreja. Jesus exemplifica este modelo com uma série de paradoxos tirados da prática concreta judaica. O segundo movimento (vv. 43-48), é, no entanto, positivo, um canto de amor aos inimigos. É esta a grande proposta da ética cristã, uma proposta que visa à própria «perfeição» de Deus numa totalidade absoluta. Como o amor de Deus se derrama em plenitude, assim o discípulo deve seguir uma lógica «irracional» do amor superando toda desconfiança e barreira. Este imperativo evangélico é exemplificado através da oração pelos perseguidores e a saudação dirigida aos adversários. O amor pelos inimigos flui da paternidade universal de Deus e se deve concretizar na vida diária e no comportamento.

Sugestões para catequese

Quando se dá o início da catequese,muitos catequistas se perguntam o que fazer para chamar a atenção dos catequizandos para Catequese,e até mesmo como fazer uma catequese dinâmica na qual até a família Participe.Que tal então propormos algumas atividades para fazermos uma catequese mais especial?Vejamos pois algumas sugestões,quem sabe até você depois pode nos propor novas sugestões para juntos dinamizarmos a catequese.
Sugestão de Hoje:Capelinha Missionária

Com essa capelinha você irá interagir a catequese com a família além de fazer com que nossos catequizandos rezem com seus pais.Funciona assim:Você pode confeccionar uma capelinha de E.V.A com o Padroeiro de Sua comunidade,paróquia ou diocese.A cada dia após o encontro de catequese vc faz um sorteio para ver qual Catequizando levará a capelinha para casa para rezar durante toda a semana junto com sua família.E assim até toda a turma ter levado a capelinha para casa,no final vc verá como o resultado é surpreendente,no final até os pais falam o quanto foi maravilhoso a experiência de oração com seus filhos e sua família.


sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Encontros de Catequese

"Oi pessoal estou postando hoje uma sugestão para o 1º Encontro de Catequese especialmente para quem trabalha com adolescentes mas logo postarei sugestão de primeiro encontro para Catequese com Crianças,espero que lhes seja útil !Até a próxima postagem,se Deus quiser!"

01º Tema: Acolhida

Objetivo:Mostrar a cada catequizando a importância do crescimento na fé e assim perceber, cada vez mais a sua vida unida a Deus.

Conteúdo do Encontro: Neste encontro de abertura deve-se ressaltar a ideia de crescimento na fé. Falando que ao longo deste ano cada catequizando poderá ver o como sua vida está unida a de Deus, mostrando a importância de estar atentos a voz de Deus em nossa vida, de crescer em comunhão com Deus e com os irmãos pela força do Espírito Santo que nos concede a graça do amor de Deus.

1- VER

• Oração Inicial: Senhor,

Somos Adolescentes e sentimos que as coisas estão confusas

O clima, as relações, os valores... Quase tudo está instável!

Sabemos que não te agrada que teus filhos e filhas sintam medo

Mas tememos...

Pela terra, tão triste, tão castigada e

desnutrida – a terra criada para saciar a

fome e a pobreza do mundo.

Pelo nosso futuro como Adolescentes, que muitas vezes não enxergamos horizontes para caminhar e lutar.

Tem piedade de nós! Sabemos que podemos confiar em ti. Queremos sentir que és tu que, amorosamente, acompanhas nossos destinos e governas a terra e os céus. Amém!

2-ILUMINAR

• LEITURA de Jo 14, 23; 1, 16; Gl 4, 6.

3-AGIR

• Refletir o conteúdo do encontro e o texto bíblico.

4- CELEBRAR

Oração da Campanha da Fraternidade 2011

5- REVER

Momento para cada um em silêncio, escolher uma boa atitude para assumir durante o ano e suas expectativas para o mesmo.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Liturgia do Dia & Comentário

15 de Fevereiro - Terça-feira da 6º semana comum

1ª Leitura - Gn 6,5-8; 7,1-5.10

Todos nós temos uma hierarquia de valores que servem como critério para a nossa vida e tudo o que temos e fazemos está subordinado a essa hierarquia. A maioria das pessoas orienta a sua vida para a satisfação das suas necessidades primárias e instintivas. Assim, os seus valores principais são a comida, a bebida e o sexo, de modo que essas pessoas, apesar de civilizadas, possuem a mesma hierarquia de valores que os animais: buscam apenas a satisfação dos próprios instintos. Essas pessoas não aceitam a Jesus e criticam a sua doutrina porque a sua dependência aos instintos lhes cega a vista e endurece os seus corações, de modo que não podem compreender a verdadeira hierarquia de valores que Jesus veio trazer para que as pessoas não vivam instintivamente, mas tenham vida em abundância.
Louvado Seja o Nosso Senhor Jesus Cristo! E Salve Maria!

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Planejamento para catequese 2011

Antes de iniciar qualquer trabalho é preciso Planejar,e com a Catequese não pode ser diferente por isso hoje compartilho o projeto catequético de 2011 da minha Paróquia ,na qual espero que possa auxiliar a muitos Catequistas.Abraços e que o Senhor seja sempre a Luz de nossas vidas...

CATEQUESE INFANTIL- PARÓQUIA SANTOS REIS

ARQUIDIOCESE DE MONTES CLAROS

Amiguinhos de Jesus (Pré-Catequese) - Pré Eucaristia – Preparação – Perseverança-Diversidade

“Deus, Eu e a Catequese: Juntos Escrevemos a história!

PROJETO CATEQUÉTICO

TEMA: Catequese Infantil: Espaço privilegiado de encontro com Deus e os irmãos”

“O que vimos e o que aprendemos,

o que nossos pais nos contaram, não ocultaremos a seus filhos;

mas vamos contar a geração seguinte (...)” (Salmo 77,3-4a)

1-DEFINIÇÃO DO PROBLEMA:O mundo vem passando por uma série de mudanças, tanto intelectual quanto tecnológica, além de nos apresentar uma série de problemas que afetam os trabalhos desenvolvidos pelos catequistas em nossas comunidades. Então surgem vários questionamentos:

] Como a CATEQUESE INFANTIL, tem contribuído para que os catequizando enfrentem com sabedoria as dificuldades apresentadas pela sociedade?

] O que a CATEQUESE INFANTIL tem feito para que os nossos catequizandos façam a experiência do amor de Deus?

] Os CATEQUISTAS se sentem dispostos a sua missão e procuram entusiasmar os seus catequizandos para a mesma?

2-OBJETIVOS:

2.1-OBJETIVO GERAL:

Organizar e atualizar a catequese, buscando novos rumos, animando os catequistas e criando um clima humano-afetivo entre a Catequese, família, demais pastorais e paróquia.

2.2-OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Ø Pensar, organizar e atualizar a CATEQUESE INFANTIL em nossa paróquia.

Ø Planejar e organizar ações catequéticas comuns às comunidades da paróquia, promovendo uma maior interação entre as mesmas.

Ø Proporcionar aos Pais (primeiros catequistas) e Catequistas uma maturidade maior na fé.

Ø Promover parcerias com as pastorais e os movimentos que trabalham junto às famílias para que acompanhem e ajudem a superar as dificuldades das famílias cujos filhos estão na catequese.

Ø Estreitar os laços com as famílias dos catequizandos, motivando-as a participar efetivamente da vida catequética de seus filhos.

Ø Desenvolver nos CATEQUIZANDOS, CATEQUISTAS, FAMÍLIAS e COMUNIDADE, uma profunda e contínua participação nos sacramentos, leitura orante da palavra de Deus (Lectio Divina) para que aconteça um melhor fortalecimento na fé.

3-JUSTIFICATIVA

A Catequese nos últimos anos deu passos significativos mesmo diante das dificuldades apresentadas pelo mundo atual. Em toda parte percebe-se um fervilhar de novas experiências e métodos mais adequados que nos orientem na caminhada. Este processo de renovação depara-se com alguns desafios: a catequese não pode ser uma simples iniciativa baseada na boa vontade, na improvisação. Por isso a catequese tem sido chamada a ser um espaço privilegiado de encontro com Deus fazendo com que através do catequista o catequizando conheça esse Deus cheio de Amor e de Bondade e a mesma ajude aos catequizandos chegar a uma maturidade de fé onde ele possa “reconhecer a Jesus ao partir do pão”. (cf. Lucas 24,30-31)

Sendo assim, torna se necessário um melhor planejamento de ações comuns a CATEQUESE INFANTIL da Paróquia Santos Reis, a fim de superar os desafios que se vem enfrentando.

4-METODOLOGIA:

Serão realizadas as seguintes atividades: encontros de formação para os catequistas e famílias dos catequizandos, reuniões periódicas, visitas às famílias dos catequizandos, diagnóstico da situação da catequese nas comunidades, Materiais catequéticos comuns a todas as comunidades da Paróquia.

ATIVIDADES PROPOSTAS

a MATERIAIS CATEQUÉTICOS: materiais como apostilas para o catequista e catequizandos, comum a toda paróquia, com temas diversificados e atuais, com base no Doc. de Aparecida .

a FICHA DE INSCRIAÇÃO: criar fichas de inscrição do catequizando e catequista,visita às famílias e transferência do catequizando comum a todas as comunidades da paróquia visando à unidade a catequese infantil das comunidades.

a ESCOLA DE FORMAÇÂO DE DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS: encontros de formação para os catequistas uma vez ao mês, com temas que variam desde a bíblia até temas da atualidade, visando à formação de verdadeiros discípulos.

a ENCONTRO COM AS FAMÍLIAS: realizar encontros em parceria com a pastoral de conjunto, visando o melhor para nossas famílias. Sendo esses encontros realizados um (01) na comunidade e outro paroquial.

a REUNIÕES PERIÓDICAS DE PAIS.

a VISITAS MISSIONÁRIAS AS FAMÍLIAS DOS CATEQUIZANDOS: realizadas por todas as comunidades antes do início das atividades da catequese com as crianças e adolescentes. Realizar também essa visita no decorrer do ano quando perceber alguma dificuldade ou ausência dos catequizandos nos encontros de catequese.

a CURSOS DE FORMAÇÃO ARQUIDIOCESANA: Promover uma melhor participação dos catequistas na escola bíblico-catequético “Irmã Leonor”.

a REUNIÕES PERIÓDICAS DA COORDENAÇÂO DA CATEQUESE: com o Pároco ou assessor da catequese, visando uma maior interação e realização de projetos propostos pelos mesmos.

a ORGANIZAÇÃO DE UM CALENDÀRIO COM AS ATIVIDADES REALIZADAS PELA CATEQUESE: comum a todas as comunidades pertencentes à Paróquia Santos Reis.

a AMIGO DA CATEQUESE: fomentar e implantar o amigo da Catequese em todas as comunidades.

a INTERCÂMBIO CATEQUÉTICO: Promover um intercâmbio entre os catequistas das comunidades para um melhor entrosamento entre ambos.

a DIA DO CATEQUISTA: estudar a melhor forma de celebrar este dia em comunhão com todos os catequistas da paróquia.

a LITURGIA INFANTIL: em parceria com a Pastoral Litúrgica de cada comunidade, implantar a liturgia infantil nas comunidades com o intuito de melhor preparar as crianças para a celebração com as crianças.

a CATEQUESE COM ADOLESCENTES - PERSEVERANÇA: implantar a catequese de perseverança nas comunidades: São José Operário, São Pedro e São Francisco de Assis. E rever esta catequese de perseverança nas comunidades Santos Reis (Matriz) e Santo Agostinho e Santa Mônica.

a ENCONTRO DE PERSEVERANTES: promover pelo menos um encontro paroquial com os adolescentes da perseverança, alimentando neles a fé em Jesus Eucarístico.

a REUNIÃO COM O PADRE E OS PAIS: este seria dois ao ano, o primeiro no início das atividades da catequese nas comunidades para o padre falar da importância da catequese e a importância do apoio dos pais para a mesma; e o último paroquial com o padre os pais, e os catequizandos que farão a primeira eucaristia, para o padre falar da importância do sacramento de iniciação a vida eucarística.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Liturgia do Dia 11 de Fevereiro de 2011

1ª Leitura - Gn 3,1-8
REFLEXÃO

A comunicação é fundamental para que a pessoa possa viver em sociedade, e quem tem dificuldades para se comunicar pode facilmente ser excluído da comunidade à qual pertence. Quando vemos Jesus curar o surdo-mudo, ele não está simplesmente resolvendo o problema de saúde de alguém, mas está criando condições para que essa pessoa possa ser integrada na comunidade em que vive, possa também discutir os seus valores e deixar de ser uma pessoa com dependência, mas ser protagonista da sua história e da sua própria vida, portanto os benefícios que Jesus propicia ao surdo mudo vai muito além da simples cura.Que hoje celebrando a virgem de Lourdes,possamos comunicar a Todos a principal verdade que é Jesus Cristo!!!
Nossa Senhora de Lourdes, Rogai por nós!

Santo de Cada dia

11 de Fevereiro

Nossa Senhora de Lourdes

Nossa Senhora de Lourdes
Foi no ano de 1858 que a Virgem Santíssima apareceu, nas cercanias de Lourdes, França, na gruta Massabielle, a uma jovem chamada Santa Marie-Bernard Soubirous ou Santa Bernadete. Essa santa deixou por escrito um testemunho que entrou para o ofício das leituras do dia de hoje.

“Certo dia, fui com duas meninas às margens do Rio Gave buscar lenha. Ouvi um barulho, voltei-me para o prado, mas não vi movimento nas árvores. Levantei a cabeça e olhei para a gruta. Vi, então, uma senhora vestida de branco; tinha um vestido alvo com uma faixa azul celeste na cintura e uma rosa de ouro em cada pé, da cor do rosário que trazia com ela. Somente na terceira vez, a Senhora me falou e perguntou-me se eu queria voltar ali durante quinze dias. Durante quinze dias lá voltei e a Senhora apareceu-me todos os dias, com exceção de uma segunda e uma sexta-feira. Repetiu-me, vária vezes, que dissesse aos sacerdotes para construir, ali, uma capela. Ela mandava que fosse à fonte para lavar-me e que rezasse pela conversão dos pecadores. Muitas e muitas vezes perguntei-lhe quem era, mas ela apenas sorria com bondade. Finalmente, com braços e olhos erguidos para o céu, disse-me que era a Imaculada Conceição”.

Maria, a intercessora, modelo da Igreja, imaculada, concebida sem pecado, e, em virtude dos méritos de Cristo Jesus, Nossa Senhora, nessa aparição, pediu o essencial para a nossa felicidade: a conversão para os pecadores. Ela pediu que rezássemos pela conversão deles com oração, conversão, penitência.

Isso aconteceu após 4 anos da proclamação do Dogma da Imaculada Conceição. Deus quis e Sua Providência Santíssima também demonstrou, dessa forma, a infalibilidade da Igreja. Que chancela do céu essa aparição da Virgem Maria em Lourdes. E os sinais, os milagres que aconteceram e continuam a acontecer naquele local.

Lá, onde as multidões afluem, o clero e vários Papas lá estiveram. Agora, temos a graça de ter o Papa Bento XVI para nos alertar sobre este chamado.

Nossa Senhora de Lourdes, rogai por nós!

Boas Vindas...

É com grande alegria que hoje entramos na rede mundial de computadores para divulgar a palavra de Deus,auxiliar os catequistas de todo o mundo e trocar idéias sobre a Catequese Infanto Juvenil.Esperamos contribuir sempre para que a palavra de Deus seja levada aos pequeninos da melhor forma possível!!!
Sejam bem vindos e que a paz de Jesus esteja sempre com todos vocês!