Seguidores

domingo, 10 de abril de 2011

Encontro de catequese:"Domingo de Ramos"

TEMA: Jesus entra em Jerusalém
LEMA: Jesus é o rei humilde que o povo aclama com ramos e mantos espalhados pelo chão.
PREPARAR:Ramos de oliveira ou de outra árvore para todos,um crucifixo,retalhos de tecido,papel e lápis de cor.Preparar um altar na sala com toalha vermelha,bíblia aberta,velas,água,ramos em um vaso e cruz de mesa.
TEXTO BÍBLICO: Lc 19,28-38
ACOLHIDA: Partilhar a experiência de ter consolado alguma pessoa que está triste.
ORAÇÃO INICIAL: Oremos (pausa) , Jesus,nosso rei.Tu és humilde e simples, mesmo sendo nosso Deus e Senhor.Quando entraste em Jerusalém montado num jumento, foste aclamado como rei.Ensina -nos a acolher-te como rei de nosso coração,todos os dias de nossa vida.Amém.
(entregar esta oração em um papel ou cartãozinho, para todos os catequizandos fazerem a oração juntos e de preferência feita na porta da sala,ao final durante a oração do painel todos entram na sala).
MOTIVAÇÃO:Perguntar aos catequizandos,o que eles fazem para receber alguém que vem visitar a sua casa.E dizer que o povo da época de Jesus era muito receptivo ,e por isso Jesus foi bem recebido e aclamado como rei em Jerusalém.Sendo isso que veremos no encontro de Hoje.
PREPARANDO O TERRENO PARA RECEBER A BOA NOVA:Jesus nunca se cansou de caminhar.Após três anos de muito trabalho, tomou a firme decisão de ir para Jerusalém. Lá estava o lugar mais importante para os moradores daquele lugar: o templo.Jesus entrou naquela cidade e foi muito bem recebido pelo povo que estava nas ruas. Pegaram ramos para acenar e jogava mantos no chão para Jesus passar.
LEITURA BÍBLICA: Lc 19,28-38
EXPLANAÇÃO DO TEMA: Perguntar aos catequizandos:
1. Para onde Jesus foi com seus discípulos?
2. Quando se aproximou do Monte das oliveiras, o que Jesus pediu a dois discípulos?
3. O que fizeram os discípulos?
4. Como Jesus entrou na cidade de Jerusalém?
5. O que a multidão fez?
6. Porque todos aclamavam Jesus?
7. O que dizia a multidão?

Em seguida explicar aos catequizandos o sentido da missa de domingos de ramos e explicar o sentido da entrada de Jesus em Jerusalém.
ATIVIDADE: Distribuir um ramo de arvore para cada catequizando.Usando os retalhos que trouxemos, escrever em papéis e colar nos retalhos o que podemos fazer para agradar Jesus com a nossa vida.Colocar os retalhos, em forma de tapete,perto da Cruz de Jesus.Concluir rezando o Santo.
GESTO CONCRETO DA SEMANA:Colocar o ramo recebido neste encontro perto da bíblia.E colocar também um cartão com a frase: Jesus é o rei da minha família.Deixar durante toda a semana.Reunir a família e rezar um Pai - Nosso.
ORAÇÃO FINAL: Pedir a um catequizando para fazer a oração e em seguida cantar a música:"Hosana hey,Hosana ha".

8 comentários:

  1. O blog de vocês está cada dia mais maravilhoso. Parabéns por serem esse canal do amor de Deus! Ah posso copiar essa postagem e por no blog? é claro que vou aproveitar e fazer a propaganda do blog de vcs.
    Bjs,
    Clécia

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante esta postagem. Aqui em Casa Forte os adolescentes participam da Missa de Ramos.
    A Missa começa no Salão Paroquial e saímos em procissão para a Igreja. Os catequizandos levam os ramos e cantam. Usamos também um jumentinho e um dos meninos vai vestido de Jesus e montado no animal. É simplesmente lindo.
    Bjs. Tereza - catequesecasaforte.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Clécia,pode pode copiar sim.Ficarei muito grato por isso!!!!Abraços

    ResponderExcluir
  4. Amei esse plano de encontro! Na nossa Paróquia os catequizandos participarão da procissão juntamente com os seus catequistas!Espero que eles compreendam realmente o sentido do Domingo de Ramos... Parabéns!
    Beijo,
    Layse

    ResponderExcluir
  5. Adorei seu blog. Você esta de parabens por ser um semeador da palavras de Deus. Ele esta muito feliz por sua generozidade. Mais uma vez parabéns mesmo!
    Eu tambem sou catequista da 3ª etapa e achei muito interessante seu trabalho... bjs...

    ResponderExcluir
  6. http://helleneducadoracomamor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Nossa, parabéns! Amei este encontro! Ajudou bastante na minha preparação da catequese. Parabéns, que deus ilumine este trabalho de evangeliação.

    ResponderExcluir
  8. Muito legal o post. Estou iniciando agora na caminhada da catequese e estarei sempre por aqui.

    Valeu!!!

    ResponderExcluir

Oi Obrigado por comentar...se possível deixe seu endereço de blog para que eu possa também retribuir sua visita...Paz e fogo do Espírito!