Seguidores

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Planejamento para catequese 2011

Antes de iniciar qualquer trabalho é preciso Planejar,e com a Catequese não pode ser diferente por isso hoje compartilho o projeto catequético de 2011 da minha Paróquia ,na qual espero que possa auxiliar a muitos Catequistas.Abraços e que o Senhor seja sempre a Luz de nossas vidas...

CATEQUESE INFANTIL- PARÓQUIA SANTOS REIS

ARQUIDIOCESE DE MONTES CLAROS

Amiguinhos de Jesus (Pré-Catequese) - Pré Eucaristia – Preparação – Perseverança-Diversidade

“Deus, Eu e a Catequese: Juntos Escrevemos a história!

PROJETO CATEQUÉTICO

TEMA: Catequese Infantil: Espaço privilegiado de encontro com Deus e os irmãos”

“O que vimos e o que aprendemos,

o que nossos pais nos contaram, não ocultaremos a seus filhos;

mas vamos contar a geração seguinte (...)” (Salmo 77,3-4a)

1-DEFINIÇÃO DO PROBLEMA:O mundo vem passando por uma série de mudanças, tanto intelectual quanto tecnológica, além de nos apresentar uma série de problemas que afetam os trabalhos desenvolvidos pelos catequistas em nossas comunidades. Então surgem vários questionamentos:

] Como a CATEQUESE INFANTIL, tem contribuído para que os catequizando enfrentem com sabedoria as dificuldades apresentadas pela sociedade?

] O que a CATEQUESE INFANTIL tem feito para que os nossos catequizandos façam a experiência do amor de Deus?

] Os CATEQUISTAS se sentem dispostos a sua missão e procuram entusiasmar os seus catequizandos para a mesma?

2-OBJETIVOS:

2.1-OBJETIVO GERAL:

Organizar e atualizar a catequese, buscando novos rumos, animando os catequistas e criando um clima humano-afetivo entre a Catequese, família, demais pastorais e paróquia.

2.2-OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Ø Pensar, organizar e atualizar a CATEQUESE INFANTIL em nossa paróquia.

Ø Planejar e organizar ações catequéticas comuns às comunidades da paróquia, promovendo uma maior interação entre as mesmas.

Ø Proporcionar aos Pais (primeiros catequistas) e Catequistas uma maturidade maior na fé.

Ø Promover parcerias com as pastorais e os movimentos que trabalham junto às famílias para que acompanhem e ajudem a superar as dificuldades das famílias cujos filhos estão na catequese.

Ø Estreitar os laços com as famílias dos catequizandos, motivando-as a participar efetivamente da vida catequética de seus filhos.

Ø Desenvolver nos CATEQUIZANDOS, CATEQUISTAS, FAMÍLIAS e COMUNIDADE, uma profunda e contínua participação nos sacramentos, leitura orante da palavra de Deus (Lectio Divina) para que aconteça um melhor fortalecimento na fé.

3-JUSTIFICATIVA

A Catequese nos últimos anos deu passos significativos mesmo diante das dificuldades apresentadas pelo mundo atual. Em toda parte percebe-se um fervilhar de novas experiências e métodos mais adequados que nos orientem na caminhada. Este processo de renovação depara-se com alguns desafios: a catequese não pode ser uma simples iniciativa baseada na boa vontade, na improvisação. Por isso a catequese tem sido chamada a ser um espaço privilegiado de encontro com Deus fazendo com que através do catequista o catequizando conheça esse Deus cheio de Amor e de Bondade e a mesma ajude aos catequizandos chegar a uma maturidade de fé onde ele possa “reconhecer a Jesus ao partir do pão”. (cf. Lucas 24,30-31)

Sendo assim, torna se necessário um melhor planejamento de ações comuns a CATEQUESE INFANTIL da Paróquia Santos Reis, a fim de superar os desafios que se vem enfrentando.

4-METODOLOGIA:

Serão realizadas as seguintes atividades: encontros de formação para os catequistas e famílias dos catequizandos, reuniões periódicas, visitas às famílias dos catequizandos, diagnóstico da situação da catequese nas comunidades, Materiais catequéticos comuns a todas as comunidades da Paróquia.

ATIVIDADES PROPOSTAS

a MATERIAIS CATEQUÉTICOS: materiais como apostilas para o catequista e catequizandos, comum a toda paróquia, com temas diversificados e atuais, com base no Doc. de Aparecida .

a FICHA DE INSCRIAÇÃO: criar fichas de inscrição do catequizando e catequista,visita às famílias e transferência do catequizando comum a todas as comunidades da paróquia visando à unidade a catequese infantil das comunidades.

a ESCOLA DE FORMAÇÂO DE DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS: encontros de formação para os catequistas uma vez ao mês, com temas que variam desde a bíblia até temas da atualidade, visando à formação de verdadeiros discípulos.

a ENCONTRO COM AS FAMÍLIAS: realizar encontros em parceria com a pastoral de conjunto, visando o melhor para nossas famílias. Sendo esses encontros realizados um (01) na comunidade e outro paroquial.

a REUNIÕES PERIÓDICAS DE PAIS.

a VISITAS MISSIONÁRIAS AS FAMÍLIAS DOS CATEQUIZANDOS: realizadas por todas as comunidades antes do início das atividades da catequese com as crianças e adolescentes. Realizar também essa visita no decorrer do ano quando perceber alguma dificuldade ou ausência dos catequizandos nos encontros de catequese.

a CURSOS DE FORMAÇÃO ARQUIDIOCESANA: Promover uma melhor participação dos catequistas na escola bíblico-catequético “Irmã Leonor”.

a REUNIÕES PERIÓDICAS DA COORDENAÇÂO DA CATEQUESE: com o Pároco ou assessor da catequese, visando uma maior interação e realização de projetos propostos pelos mesmos.

a ORGANIZAÇÃO DE UM CALENDÀRIO COM AS ATIVIDADES REALIZADAS PELA CATEQUESE: comum a todas as comunidades pertencentes à Paróquia Santos Reis.

a AMIGO DA CATEQUESE: fomentar e implantar o amigo da Catequese em todas as comunidades.

a INTERCÂMBIO CATEQUÉTICO: Promover um intercâmbio entre os catequistas das comunidades para um melhor entrosamento entre ambos.

a DIA DO CATEQUISTA: estudar a melhor forma de celebrar este dia em comunhão com todos os catequistas da paróquia.

a LITURGIA INFANTIL: em parceria com a Pastoral Litúrgica de cada comunidade, implantar a liturgia infantil nas comunidades com o intuito de melhor preparar as crianças para a celebração com as crianças.

a CATEQUESE COM ADOLESCENTES - PERSEVERANÇA: implantar a catequese de perseverança nas comunidades: São José Operário, São Pedro e São Francisco de Assis. E rever esta catequese de perseverança nas comunidades Santos Reis (Matriz) e Santo Agostinho e Santa Mônica.

a ENCONTRO DE PERSEVERANTES: promover pelo menos um encontro paroquial com os adolescentes da perseverança, alimentando neles a fé em Jesus Eucarístico.

a REUNIÃO COM O PADRE E OS PAIS: este seria dois ao ano, o primeiro no início das atividades da catequese nas comunidades para o padre falar da importância da catequese e a importância do apoio dos pais para a mesma; e o último paroquial com o padre os pais, e os catequizandos que farão a primeira eucaristia, para o padre falar da importância do sacramento de iniciação a vida eucarística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi Obrigado por comentar...se possível deixe seu endereço de blog para que eu possa também retribuir sua visita...Paz e fogo do Espírito!